X Workshops Internacionais de Turismo Religioso
Institucional

Município de Torres Novas

“Venha descobrir Torres Novas”

Situada nas margens do Rio Almonda entre montes e vales, encontramos a cidade de Torres Novas, que tem muito para oferecer. Povoada desde tempos idos, podem ser encontrados vestígios que remontam ao paleolítico. Mais tarde, durante os primórdios da expansão romana, foi construída a primeira vila, denominada Villa Cardilio, que foi habitada entre os séculos I e IV, de onde se recuperaram fantásticos painéis de azulejo. Já no século XII, com o foral de D. Sancho I, a 1 de outubro de 1190, foi iniciada a fundação do concelho. Faz parte do seu património edificado o Castelo de Torres Novas, que durante os séculos foi a chave para a defesa do território e palco também de alguns episódios marcantes, nomeadamente contra as invasões espanholas. Obteve em 1910 a classificação de monumento Nacional. Muito provavelmente, produto de mitos e lendas, dizia-se que o castelo estava ligado, por meio de um túnel secreto, a uma povoação 2 km ao lado, a Aldeia de Lapas, na chamada Gruta de Lapas, que até hoje ainda não foi encontrado. É uma gruta “construída” pelo homem que por ser constituída por tufo, o mesmo foi sendo extraído há medida que se desenvolviam as construções na povoação. 

Para os amantes de arte, além dos vários painéis de azulejo espalhados um pouco por toda a cidade, dos edifícios e estilos arquitetónicos, o Museu Municipal Carlos Reis dispõe de várias obras de autores locais, incluindo pintura e escultura, bem como parte do espólio encontrado nas ruinas romanas de Villa Cardillio ou os vestígios do passado paleolítico.

Além de diversos espaços verdes, para uso-fruto da população e visitantes, se nos deslocarmos ao Boquilobo, encontramos a Reserva Natural do Paul do Boquilobo, considerada desde 1981 Reserva da Biosfera, pela UNESCO. Atividades como birdwatching ou passeios pedestres ou em btt são uma proposta, para a descoberta de espécies de fauna e flora únicas, ou simplesmente para um bom contacto com a natureza.

Como não poderia ser esquecido, a nível gastronómico também apresenta uma riqueza e diversidade relevante. Capital do figo preto, Torres Novas é palco da Feira Nacional dos Frutos Secos, que atrai gentes de todo o país e de alguns países vizinhos, juntando produtores, comerciantes e consumidores numa grande azafama. Os seus bolos/doces mais famosos são os bolos de cabeça e o pastel de feijão, da Ribeira Ruiva que inclusive obtiveram a classificação de finalistas distritais, sendo cada um deles um dos sete melhores doces do distrito de Santarém, a concurso nas “7 maravilhas doces de Portugal”, em 2019.

Seja por apenas algumas horas, ou por um ou mais dias, venha descobrir Torres Novas, terra de boa gente e bons costumes.

Município de Torres Novas

Contactos

Câmara Municipal de Torres Novas
Rua General António César de Vasconcelos Correia 
2350-421 Torres Novas • Portugal


+351 249 839 430
geral@cm-torresnovas.pt
www.cm-torresnovas.pt


Posto de Turismo de Torres Novas
Largo dos Combatentes da Grande Guerra, Nº. 4 e 5
2350-437 Torres Novas • Portugal


+351 249 813 019
turismo@cm-torresnovas.pt
www.cm-torresnovas.pt


 

Vídeos

Galeria de imagens

Documentos