Workshops Internacionais de Turismo Religioso
Expositores

Politécnico de Leiria

O Politécnico de Leiria é uma instituição de ensino superior dedicada à educação e investigação, que forma cidadãos com competências relevantes para contribuírem para o desenvolvimento sustentável regional e global, e que gera conhecimento e inovação de elevado valor cultural, económico e social. As suas atividades de investigação, inovação e prestação de serviços à comunidade abrangem inúmeras áreas científicas, técnicas e culturais, que são dinamizadas a nível regional por um ecossistema de investigação e inovação robusto e a nível global pela liderança da Universidade Europeia RUN-EU.

 A comunidade académica do Politécnico de Leiria integra 1.600 profissionais, incluindo cerca de 950 professores, dos quais 60% possuem o doutoramento e mais de 200 investigadores. Conta com cerca de 13.500 estudantes, distribuídos por cursos de Licenciatura e Mestrado, bem como Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP), Pós-Graduações e um Doutoramento em Fabrico Digital Direto para as Indústrias de Polímeros e Moldes, em parceria com a Universidade do Minho.

 O Politécnico de Leiria está presente na região de Leiria e Oeste através das suas escolas superiores e unidades de investigação localizadas em Leiria (Educação e Ciências Sociais – ESECS; Tecnologia e Gestão – ESTG; Saúde – ESSLei), Caldas da Rainha (Artes e Design - ESAD.CR), Peniche (Turismo e Tecnologia do Mar - ESTM), Marinha Grande (Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto – CDRSP) e um Núcleo de Formação em Torres Vedras.

 O Politécnico de Leiria lidera o consórcio Regional University Network European (RUN-EU) no âmbito da iniciativa Universidades Europeias (Erasmus+). A RUN-EU congrega instituições de ensino superior de seis países (Áustria, Finlândia, Holanda, Hungria, Irlanda e Portugal) que colaboram para o desenvolvimento de programas conjuntos de licenciaturas, mestrados e doutoramentos, bem como na implementação de projetos de cooperação internacional no âmbito da Investigação e desenvolvimento, com impacto no desenvolvimento económico e social das regiões em que estão presentes.

 Com uma atividade crescente ao nível da investigação, o Politécnico de Leiria tem como marca identitária um ecossistema de investigação e inovação orientado para o tecido económico e social da região onde está inserido. Este ecossistema I&D+i inclui, entre outros: 

  • 5 escolas superiores
  • 15 unidades de investigação em áreas como ciências socias e humanas, engenharia e ciências exatas, ciências naturais e do ambiente e ciências da vida e da saúde;
  • 1 universidade europeia
  • 2 parques de ciência e tecnologia
  • 2 infraestruturas científicas (Edifício CDRSP – Engenharia e biofabricação; Edifício CETEMARES – Ciência e Tecnologia do Mar)
  • 3 incubadoras de empresas
  • 1 business school
  • 1 associação empresarial (NERLEI – Associação Empresarial da região de Leiria)
  • 1 centro tecnológico (CENTIMFE – Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos)
  • 1 parque tecnológico (OBITEC – Parque Tecnológico de Óbidos)
  • 3 laboratórios colaborativos (Smart Farm; Built Colab; S2AQUAcoLAB)
  • 2 agências regionais de energia (Agência Regional de Energia da Alta Estremadura; Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste)
  • 1 centro ciência viva (Centro Ciência Viva do Alviela – Carsoscópio)
  • 3 plataformas de Inovação (Leiria Social Innovation Hub, Hub de Inovação em Saúde e o Leiria Digital Innovation Hub)
  • 9 clusters de competitividade de tecnologia (Cluster da Aeronáutica, Espaço e Defesa; Cluster do Conhecimento e Economia do Mar; Cluster Agroindustrial do Centro; Cluster Automóvel; Cluster de Arquitetura, Engenharia e Construção, Pólo das Tecnologias de Produção; Cluster Engineering & Tooling; Cluster TICE.PT – Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica; e a Associação dos Recursos Minerais de Portugal).

 O Politécnico de Leiria encontra-se orientado para a investigação aplicada e para a procura de soluções para problemas concretos da sociedade e das empresas. As unidades de I&D desenvolvem a sua atividade em estreita ligação com empresas, através da investigação, desenvolvimento de projetos ou pela prestação de serviços.

Politécnico de Leiria

Contactos

Politécnico de Leiria
Rua General Norton de Matos, Apartado 4133
2411-901 Leiria • Portugal


+351 244 830 010 
ipleiria@ipleiria.pt
www.ipleiria.pt

Vídeos

Galeria de imagens

Documentos