Conferência
Conferência

Fátima - 5 de março de 2020

 

Apresentação

 

O turismo religioso aparece no contexto de alterações dos padrões de comportamento religioso que afetam as sociedades ocidentais desde há algum tempo. Assiste-se atualmente a uma secularização das nossas sociedades. Assim, a peregrinação como prática religiosa vai perdendo ou reconfigurando o seu papel e o turismo religioso vai aumentando, dando lugar a um segmento de mercado cada vez mais exigente.

O mercado do turismo religioso e da peregrinação aparece na atualidade muito mais segmentado e com um crescimento digno de nota. Quem investiga nesta área dá-se conta do aparecimento de nichos. Estas viagens são para todas as idades, incluem variadas motivações (que não apenas as especificamente religiosas) e abrangem visitantes provenientes do espaço urbano e do rural, numa considerável diversidade de escalas.

 

 

PROGRAMA

 

 

08:00 – Receção aos participantes

 

 

09:00 – Sessão de abertura com representantes institucionais

 

 

10:00 – Apresentação do Destino Convidado - Hungria

 

Cecília Ivancsics-Schmidt - Embaixada da Hungria em Portugal

Szabolcs Szontágh – Diretor de Turismo Religioso

Levente Liszka – Hungarian Tourism Agency

Kornél Fábry - Secretário Geral do 52º Congresso Eucarístico Internacional em Budapeste

 

11:00 – Experiências em Fátima - Filipe Carreira - Guia Turístico 

 

 

11:30 -  “A Juventude, a Religião e a Espiritualidade: Desafios antigos em tempos novos” – Dr. Paulo Mendes Pinto - Coordenador da Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona. 

 

12:00 – Jornadas Mundiais da Juventude 2022 - D. Américo Aguiar - Bispo Auxiliar de Lisboa; Coordenador Geral para o setor logístico-operativo da JMJ 2020.